Informações baseadas em Matéria Publicada pela Agência Brasil
Todos os dias as notícias surgem de todos os lados em diversos países apresentado os esforços de pesquisadores numa medicação que possa curar pacientes infectados com o novo coronavírus.
Muitos estudos promissores, mas que não são compartilhados pela maioria dos estudiosos e as discordâncias colocam por terra a esperança do planeta.
Nesta terça-feira o Ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, anunciou que o Governo Federal está investindo cerca de 5 milhões na pesquisa de um medicamento, já existente, de baixo custo que teve resultado positivo em ensaios in vitro na redução da carga viral em células infectadas pelo novo coronavírus.
De acordo com o ministério, a nitazoxanida é um antiparasitário que pode agir em viroses e, no passado, já foi utilizado com sucesso contra o rotavírus. A droga é de baixo custo, tem poucos efeitos colaterais mas, agora, por segurança e para evitar uma corrida às farmácias, está classificada como remédio controlado.
A boa notícia e que estão sendo testados 500 pacientes positivos para a covid-19, com sintomas de pneumonia como febre, tosse seca e as características da tomografia com vidro fosco.
Na segunda fase, que deve começar ainda esta semana, participarão mais 500 pacientes com sintomas iniciais da doença. Ao todo, 17 hospitais em sete estados brasileiros participam dos testes clínicos.